A Agricultura Familiar no Brasil: Dados e Desafios
- P4 Network
- 8 de fev. de 2023
- 1 min de leitura

A agricultura familiar é um setor vital para a economia brasileira, responsável por mais de 70% da produção de alimentos no país e empregando mais de 6 milhões de pessoas. No entanto, muitos agricultores familiares enfrentam obstáculos significativos em sua luta diária.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80% dos agricultores familiares no Brasil ganham menos de um salário mínimo por mês. Além disso, muitos agricultores familiares têm dificuldades para obter acesso a financiamento e tecnologias, o que limita sua capacidade de expandir suas operações e melhorar sua renda.
Outro problema é a falta de políticas públicas adequadas. Embora o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tenha sido criado para apoiar os agricultores familiares, muitos agricultores relataram dificuldades em acessar os programas e aproveitar os benefícios. Além disso, o apoio do governo à produção de alimentos em grande escala com agrotóxicos e concervantes, é preocupante, já que isso tira recursos da agricultura familiar e incentiva hábitos alimentares nocivos à saúde.
Para melhorar a situação da agricultura familiar no Brasil, é preciso investir em políticas públicas adequadas, incluindo acesso a financiamento e tecnologias, e incentivar a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis. Só assim poderemos garantir o sucesso da agricultura familiar e a segurança alimentar do país
Comentários